Tereos e UM Festival firmam parceria para neutralizar as emissões de carbono
Iniciativa vai neutralizar emissões de carbono provenientes do consumo de energia do UM Festival, em São José do Rio Preto (SP)
08/08/2024 às 11:18 | Por: PARCERIA COMUNICAÇÃO
Fotos: Divulgação
De 16 a 31 de agosto, o projeto "Arte na Chita" estará expondo os produtos artesanais desenvolvidos pelos pacientes e seus acompanhantes do Hospital de Amor, no North Shopping Barretos. A mostra é uma realização do Instituto Sociocultural em parceria com o projeto "Flor de Chita".
As oficinas do projeto proporcionam aos participantes um bordado terapêutico, instituído e coordenado por Evacira Coraspe, de Uberaba/MG, arteterapeuta, bordadeira, jornalista e autora do livro "Flor de Chita", que conta a história do tecido, os recursos positivos da prática do bordado e traz depoimentos de mulheres que se apaixonaram e se reestruturaram com o bordado terapêutico.
As aulas do projeto "Flor de Chita" acontecem no Alojamento Lar de Amor do Hospital de Amor, toda sexta-feira e sábado, e esporadicamente no Jardim de Amor, com coordenação de Evacira Coraspe e professora/instrutora Nanci Cardoso Dias dos Santos. Na exposição do shopping, a coleção terá o nome de vai contar com a coleção "Coração e Amor", composta por bolsas (estilo capanga), bolsas carteiras, almofadas de variados tamanhos, quadros, pesos de porta, suportes para livros, capas de bíblia, entre outros itens. "Além do produto em si, o bordado na 'Chita' funciona como instrumento intermediário de cura das dores internas. A mulher se apropria de sua força e coragem, e em cada ponto dado, é um passo para seguir adiante", afirmou Evacira.
Ainda de acordo com a bordadeira, "o propósito é atuar com grupos de mulheres, independentemente de já saberem ou não a técnica de bordado, pois ele é livre. O bordado no tecido chita desperta na pessoa bons sentimentos e tranquilidade. À medida que o ponto é estruturado, a mente passa por um processo de reorganização. Nesse instante, acontece uma autoconstrução no paciente que está bordando, provocando um distanciamento da dor, do sofrimento, da ansiedade, da depressão e da angústia".
SERVIÇO
O quê: Projeto "Arte na Chita"
Quando: De 16 à 31 de agosto
Onde: Espaço de eventos ao lado Lupo – North Shopping
Horário: Conforme o horário de funcionamento do centro de compras
Visitação gratuita - Peças à venda