Tereos e UM Festival firmam parceria para neutralizar as emissões de carbono
Iniciativa vai neutralizar emissões de carbono provenientes do consumo de energia do UM Festival, em São José do Rio Preto (SP)
23/04/2024 às 10:24 | Por: GPCOM Comunicação Corporativa
(Divulgação)
A fim de garantir que não haverá surpresas inesperadas do clima, o show que a cantora norte-americana realizará na praia de Copacabana no dia 4 de maio contará com um serviço de monitoramento do clima e das marés realizado pela Climatempo, a maior e mais reconhecida empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo do Brasil e da América Latina.
A empresa foi escolhida pela produtora Bonus Track para fornecer o serviço de acompanhamento do tempo, incluindo a instalação de uma estação meteorológica completa, entre os dias 16 de abril e 8 de maio, período no qual a produção do evento realizará a montagem da infraestrutura de palco, o show na data marcada e, posteriormente, a desmontagem do palco e equipamentos.
O serviço envolve o uso de tecnologias próprias da Climatempo, como o Nowcast e o SMAC, além de dados de modelos e estudos meteorológicos previamente realizados pela empresa. A empresa já desenvolveu estes serviços para outros mega eventos, como o RocknRio, e o Lollapalooza, além do último show da própria Madonna no Brasil, em 2012.
O trabalho da Climatempo será realizado em algumas etapas. O monitoramento do clima começou a ser realizado em 16 de abril, inicialmente com o objetivo de apoiar a produção na montagem da infraestrutura para o evento. Em uma segunda etapa, será instalada a estação meteorológica próxima à estrutura do palco, com foco em medir as variáveis do tempo como chuva, umidade, temperatura, velocidade e direção do vento, e contará então com um meteorologista da Climatempo trabalhando presencialmente nos primeiros dias de maio e durante o show, dando respaldo à equipe de produção, com a emissão de boletins diários e alertas.
"No momento, estamos medindo, em tempo real, todas as variações do tempo próximas ao local do evento. Se, em determinado dia, a previsão for de chuva intensa, o que, nesta primeira fase, pode prejudicar a montagem da estrutura, emitiremos avisos para que a produção decida se o trabalho terá uma pausa ou não", explica Robson Miranda, meteorologista e executivo de vendas da Climatempo que está à frente deste projeto.
Além disso, a Climatempo também disponibilizará em seu site dicas de como aproveitar melhor o show de acordo com as condições meteorológicas previstas.
"Estamos muito empolgados em fornecer esse serviço para a produtora da Madonna. Esperamos que nosso trabalho auxilie a produção e os organizadores do evento, bem como o público presente, para que o show transcorra sem surpresas e que todos estejam preparados, especialmente no dia da apresentação, para aproveitar o show com ou sem chuva", conclui Miranda.
Sobre a Climatempo
A Climatempo é a maior e mais reconhecida empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo do Brasil e da América Latina. Desenvolve serviços de análises e previsões meteorológicas para empresas e instituições da área pública e privada, com serviços especializados que atendem diversos setores de atividades, como energia, mineração, agronegócio e logística, entre outros. Para o público em geral, fornece informações sobre o tempo por meio do seu website e aplicativos, e boletins com previsão do tempo para diversos veículos de comunicação. Juntos, esses canais somam 20 milhões de usuários mensalmente.
Comprometida com a inovação, foi a primeira empresa privada a oferecer análises climáticas customizadas no mercado brasileiro e, em 2015, instalou o LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), para atuar na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes.
Fundada em 1988, a Climatempo foi adquirida, em 2019, pela StormGeo, empresa líder global em serviços de inteligência meteorológica e suporte à decisão, sediada na Noruega, com presença em 15 países e 515 funcionários, e que, desde 2021, integra o grupo Alfa Laval, líder global no fornecimento de produtos nas áreas de transferência de calor, separação e manuseio de fluidos.
Informações à imprensa:
GPCOM Comunicação Corporativa
Giovanna Picillo – giovannapicillo@gpcom܂com܂br
Nando Rodrigues - nando@gpcom܂com܂br – (11) 98765-0736
Mário César de Mauro – mariocesar@gpcom܂com܂br – (11) 99643-1287
Fábio Aguiar – fabio@gpcom܂com܂br – (11) 99171-6327
(11) 3129-5158