Equipes da Santa Casa de Barretos passam por treinamento de Suporte Básico de Vida nesta quarta e quinta

O objetivo é que o maior número de profissionais possível no hospital esteja apto a realizar as manobras de ressuscitação cardiopulmonar

23/04/2024 às 12:49 | Por: Parceria Comunicação

(Divulgação - imagens de outros treinamentos de SBV já realizados)

Nesta quarta e quinta-feira, 24 e 25 de abril, das 6h às 8h30, das 11h às 13h e das 14h às 15h, acontece na Santa Casa de Misericórdia de Barretos uma ação de Treinamento em SBV - Suporte Básico de Vida. Suporte Básico de Vida é um protocolo de atendimento no qual se estabelecem o reconhecimento e a realização das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). O SBV é essencialmente composto por ações simples, mas fundamentais, que podem ser realizadas por pessoas sem treinamento médico avançado.


A iniciativa da Santa Casa tem como objetivo habilitar o maior número de profissionais nas técnicas corretas para atendimentos e suporte às vítimas que estiverem em situação de emergência, como uma parada cardiorrespiratória, entre outros cuidados, até a chegada da assistência médica.


Segundo Viviane Nunes Tosta da Cunha, enfermeira do departamento de Educação Permanente do Hospital de Amor e Santa Casa de Misericórdia de Barretos, os treinamentos de SBV tiveram início no hospital em 2017 e desde então fazem parte da rotina de cursos, presentes na integração dos funcionários de diversos departamentos que têm contato diário com os pacientes.


"Com o auxílio do boneco de treinamento, os profissionais realizam a manobra de ressuscitação cardíaca, que se refere à Ressuscitação Cardiopulmonar - RCP, uma das técnicas de emergência que salva muitas vidas se aplicada durante uma parada cardíaca. A RCP consiste em compressões torácicas para manter o fluxo sanguíneo para o cérebro e órgãos vitais, bem como ventilações para fornecer oxigênio aos pulmões", explicou a enfermeira Viviane.


A ação é organizada pelo departamento de Educação Permanente do Hospital de Amor e Santa Casa de Barretos, com supervisão da coordenadora Maria Aurélia Assoni. O Treinamento em SBV é realizado em todas as unidades hospitalares administradas pela Rede do Hospital de Amor.