Com serviço premium, Camarote Brahma traz conforto e comodidade para o Ribeirão Rodeo Music 2025
Espaço VIP proporciona vista privilegiada para shows de grandes nomes da música e benefícios exclusivos para o público do evento no interior paulista
24/04/2025 às 08:12 | Por: Assessoria de Imprensa | Secretária de Turismo e Viagens
Ubatuba foi um dos destinos procurados no Litoral Norte. (Alessio Bento, no Unsplash)
O feriado de Páscoa (18 a 20.04), que este ano emendou com o feriado de Tiradentes (21.04) registrou resultados melhores que os esperados para o turismo de São Paulo. Foram 2,7 milhões de pessoas circulando pelo Estado e movimentação recorde de R$ 4,4 bilhões, de acordo com estimativa realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). De acordo com levantamento, 55% dos municípios tiveram movimento de visitantes acima do esperado para a data.
O destaque foram destinos com apelo para o turismo de natureza: as cidades do Vale do Ribeira, como Apiaí, Eldorado e Iporanga declararam ocupação total dos meios de hospedagem e ingressos esgotados para as visitas aos atrativos do Petar. Além deles, Botucatu, Cajati, Ilha Comprida, Juquitiba e Teodoro Sampaio também tiveram movimento acima do esperado no feriado. As cidades do Litoral Norte e Campos do Jordão também registraram movimentação alta, assim como Rancharia e Sud Mennucci, conhecidos pelas atividades náuticas.
A previsão realizada às vésperas do feriado indicava 2,4 milhões de turistas e R$ 3,9 bilhões em gastos de turistas, de acordo com sondagem realizada pelo CIET. "Com números ainda melhores do que as previsões iniciais, confirmamos a tendência de crescimento das viagens em São Paulo, o que revela a qualidade dos nossos destinos e atrativos turísticos", afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.
O CIET também identificou algumas iniciativas de sustentabilidade entre os municípios paulistas: 72% das cidades turísticas realizaram iniciativas de conscientização ambiental, mais da metade (56%) mitigou os impactos do turismo e 67% afirmaram se preocupar com ações que promovam o resgate ou preservação das tradições e da cultura local.