Em oito anos, IRCAD América Latina triplica cursos e treina 11 mil cirurgiões

08/07/2019 às 17:36:03 | Por: Cia da Mensagem

IRCAD América Latina - Unidade Barretos (Nathan Almeida)

Nessa terça-feira, dia 9 , o IRCAD América Latina (Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas), unidade Barretos, completará oito anos de funcionamento e celebra a data com grande impacto na educação médica em toda a América Latina, com a formação de aproximadamente 11 mil médicos cirurgiões de diversas especialidades, vindos de mais de 30 países, especialmente do Peru, Argentina, Colômbia e Chile. O oferecimento de cursos neste período também saltou de 11 para 36, um aumento de mais de 300%.


Inaugurado em 2011, em Barretos, ao lado do Hospital de Amor, um dos mais respeitados hospitais do mundo em tratamento de câncer, o IRCAD América Latina foi a primeira extensão no Brasil, do Instituto fundado, em Estrasburgo – França. Com o propósito exclusivo de facilitar o acesso de médicos ao aprendizado das técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, o IRCAD mantém parcerias com Associações médicas de todas as especialidades da saúde e diversos hospitais do Brasil.


Desde a inauguração, o Instituto também mantém parcerias com as indústrias médicas MedTronic e Karl Storz, que disponibilizam endoscópios, dispositivos cirúrgicos, e sistemas de câmeras de alta definição para as 21 estações experimentais do laboratório prático, onde são realizados treinamentos em tecido vivo, espécimes cadavéricas e ex-vivo. Outros avanços do Instituto neste período são a renovação mensal de dispositivos cirúrgicos, ampliação da gastronomia do restaurante local e implantação da sala cirúrgica – OR 1 da Storz que permite ao médico e equipe terem o controle de todas informações do paciente, como exames e histórico, e fazer a gestão de imagem do paciente antes e durante o procedimento.


De acordo com o coordenador científico do IRCAD, Dr. Luis Gustavo Romagnolo, houve um aumento muito grande pela procura dos tratamentos minimamente invasivos e o instituto se preparou para este momento, “o Instituto soube identificar essas dificuldades técnicas e acompanhar a velocidade da evolução das novas tecnologias, para oferecer, com médicos e tecnologia de reconhecimento mundial, as inovações que vão melhorar a qualidade da cirurgia e qualidade de vida do paciente”, afirma Romagnolo que destacou o índice de satisfação dos alunos de 92%, apurado em pesquisa.


A instalação do Instituto em Barretos, que tem como diretor científico – Dr. Armando Melani, se deve ao trabalho realizado pelo presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata. Fundado em Estrasburgo, na França, pelo médico e professor, Jacques Marescaux, o Instituto completou 25 anos em junho.


 


Saiba mais pelo site: https://www.ircadamericalatina.com.br/ .

Compartilhe com Seus Amigos