Revitalizado, Museu Ruy Menezes é reaberto ao público

Publicado em 13/04/2018 as 17:45 | Por: cultura - divulgação

(Divulgação)

Artes plásticas e música ao vivo deram um tom acolhedor na reabertura do Museu Histórico, Folclórico e Artístico "Ruy Menezes", realizada com  cerimônia oficial e atrações artísticas nesta sexta-feira, 13 de abril, com nova disposição de salas e com café da manhã especial embalado pelo pocket show do Grupo Escorregando. 

O prefeito de Barretos, Guilherme Ávila, falou sobre a importância do Museu para o município de Barretos. "Aqui já foi a prefeitura e por ela passaram mais de 30 prefeitos, sinto-me orgulhoso de estar nesta manhã, mais uma vez, próximo desta história. Apoiei e apoio todas as ações que tem como objetivo contar a nossa história de maneira lúdica e agradável, como aqui no Museu, pois um povo que não preserva seu passado, não sabe planejar seu futuro", disse o prefeito.

O Secretário municipal de cultura. João Batista Chicalé agradeceu ao apoio recebido pelo prefeito municipal.

 Autoridades, ativistas culturais, acadêmicos, entre tantas outras pessoas, participaram da solenidade. Destaque para a presença da secretária municipal de educação e cultura da vizinha cidade de Colina, Bete Milani Neme, para os vereadores barretenses Wilson Aparecido de Assis, e Aparecido Alves Cipriano, além do presidente da ABC- Academia Barretense de cultura, José Antônio Merenda.

Com nova reorganização de salas e objetos, o Museu conta agora com propostas culturais mensais. A partir de hoje, o Salão Principal "Raul Alves Ferreira" passa a abrigar as exposições temporárias de curta duração "Museu Convida", aberta com a mostra da artista barretense Sônia Bueno.  Também serão realizadas apresentações mensais com o Grupo Escorregando pelo Projeto "Chorinho no Museu". Segundo a museóloga e gestora do museu, Raquel Milagres de Mattos, "a nova disposição do acervo permanente do local e as informações sobre as peças tem como objetivo proporcionar uma melhor experiência ao visitante".

O Museu Ruy Menezes está localizado na avenida 17, esquina com a avenida 16, e é à visitação de terça a sexta, das 9h às 17h e aos sábados e domingos das 9h às 12h. O Museu também fica aberto a pesquisas durante a semana, de segunda a sexta-feira das 9h às 15h30. A entrada é gratuita.

  
assimp – RE 226/18 – 13 de abril/18

Redação: cultura - divulgação